
Sumário
Regiões com Maior Número de Startups
Curitiba lidera o ranking das regiões com maior número de startups, somando 430 negócios. Em seguida, estão com 179 Statups no Paraná, na região norte, e o oeste do estado, com 178. As startups no Paraná se destacam nos segmentos de AgTech, HealthTech & Wellness, e Customer Service, que representam juntos 22,8% do total.
Segmentos em Destaque
O estudo do Sebrae/PR revela que esses segmentos apresentam maior eficiência e inovação em setores considerados mais tradicionais. Isso mostra o potencial do Paraná em gerar negócios inovadores em nível nacional. Além disso, 73,09% das startups mapeadas são microempresas.
Impacto na Economia
Das 1.758 startups paranaenses mapeadas, 1.155 estão formalizadas, indicando uma participação ativa na economia estadual. Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, destaca que o mapeamento apoia a tomada de decisões e o planejamento dos atores do ecossistema de inovação, além de oferecer informações valiosas para os empreendedores planejarem suas ações.
Modelos de Negócio Preferidos
Os modelos de negócio B2B2C (business-to-business-to-consumer) e B2B (business-to-business) são os preferidos pelas startups paranaenses, representando 92,59% dos negócios. Esse modelo reflete uma tendência de ampliar o alcance e impacto, oferecendo vantagens em termos de escalabilidade e diversificação de receita.
Faixa Etária das Startups
O estudo aponta que 39,48% das startups têm entre três e cinco anos de existência, enquanto 28,48% possuem de seis a nove anos. Startups com mais de nove anos representam apenas 4,33% do total, indicando que a longevidade é uma conquista significativa, geralmente alcançada por empresas que obtêm sucesso excepcional ou conseguem se adaptar às mudanças do mercado.
Comentário de Especialista
O especialista Romero Carvalho (foto), CEO da SCI Studio, destaca a relevância dos segmentos de AgTech, HealthTech & Wellness, e Customer Service no cenário nacional:
“Esses setores são essenciais para a inovação não somente no Paraná. As AgTechs trazem avanços importantes para o agronegócio, enquanto as HealthTech & Wellness transformam a área da saúde e bem-estar com soluções tecnológicas. Já o Customer Service melhora a experiência do cliente. São segmentos que fortalecem todo o ecossistema de startups no Brasil.”, comentou Carvalho.
Importância do Estudo
Rafael Tortato ressalta que o projeto de pesquisa estimula o ecossistema de empreendedorismo e inovação no estado.
“O estudo permite enxergar a evolução da maturidade dos negócios, avaliar o cenário e as tendências, além de oferecer informações para que os empreendedores planejem ações que possam potencializar seus negócios”, afirma Tortato.
Investimentos em Startups
Fundos e investidores anjos buscam startups em diferentes estágios, desde ideias iniciais até empresas que já faturam milhões por ano. Eles valorizam não apenas produtos ou serviços inovadores, mas também equipes capacitadas e sócios comprometidos com a evolução dos negócios. Para conferir o levantamento na íntegra, acesse o Portal do Sebrae/PR.
Este artigo Startups no Paraná tem alta 12%: destaques para AgTech, HealthTech & Customer Service, é foi referenciado anteriormente no blog Economic News Brasil – NotÃcias Sobre Economia e Negócios

